Nesse domingo dia 03/10 vamos exercer nosso sagrado direito de escolha. Vamos eleger os próximos governantes e legisladores federais e estaduais. Trata-se do momento mais importante em uma democracia.
Nosso desafio como país democrático, é fazer da política um debate constante. É ter um povo politizado a tal ponto que, algumas coisas vistas nestas eleições não se repitam; não sejam aceitas e toleradas. É o caso de e-mails com falsidades, boataria de todo tipo, acusações desmedidas e interferência escancarada da imprensa.
A decepção com os políticos precisa dar lugar ao desejo de mudar a forma de fazer política. É nosso dever exigir dos políticos uma postura ética, não apenas nos cargos, mas na campanha, na vida.
Tem candidato que aparece dizendo que "é do bem", mas sua conduta desfaz suas palavras. Então, não é um palavreado bonito; é a conduta no dia a dia. Tenho a opinião de que político que usa de recursos baixos em época de eleição, investido no cargo faz disso para pior.
Infelizmente nessa campanha o debate de propostas ficou prejudicado. O pior é perceber que, quando os candidatos resolvem não entrar em polêmicas, como no debate da Globo, vemos os jornalistas em peso reclamando que foi "morno". Então, o que gostam e querem é ver o "circo pegar fogo". É isso que vende. Então, a responsabilidade, no final das contas, é da própria sociedade.
Vejo apavorado na internet os maiores absurdos. O pior é constatar que vêm de pessoas que, ao menos na teoria, deveriam ser mais esclarecidas e menos influenciáveis. Sinal inequívoco de que ainda temos muito para avançar.
Então, nesse domingo, devemos votar com tranquilidade, serenidade e muito amor pelo Brasil. Temos histórico dos últimos 16 anos para avaliar os principais candidatos. Mas, atenção: cuidado com o "canto da sereia". Sejamos realistas, objetivos e francos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário